Em meio a competitividade do mercado atual, é necessário mais do que atender as necessidade do seu público, é importante conhecer técnicas de vendas.
Notamos que o mercado se encontra informado e exigente, o que requer toda uma estratégia para conquistá-lo. Há muitos pontos a se trabalhar com uma equipe de vendas de forma que tenha eficiência.
Então hoje separamos algumas dicas para que o seu time supere os resultados estimados.
As melhores técnicas de vendas
As primeiras perguntas que devemos nos fazer são:
- O que fazer para vender mais?
- Quais técnicas de vendas a equipe deve sobressair?
Muitas vezes o que separa uma equipe do sucesso é a abordagem com o cliente – o entendimento de suas necessidades e problemas.
Observamos que esse processo começa desde a linguagem corporal até a forma como prossegue com a conversa. Um vendedor deve captar a atenção do cliente e guiá-lo pelo produto, de forma a entender como a necessidade dele pode ser suprida.
Entender seu consumidor
Estabeleça uma identidade para seus produtos, pois assim você estabelecerá uma relação mais próxima com seu cliente, o que virá a fidelizá-lo.
Isso significa que você precisa ter uma noção de identidade do consumidor, uma construção de personas. Quem é seu cliente? Quais seus gostos e desejos, desafios e receios?
Assim concluímos o primeiro objetivo de conseguir atingir o consumidor de forma mais direta.
Linguagem corporal
É muito importante que você saiba fazer uma análise corporal, essa parte do processo é quase uma ciência de vendas, pode ser um processo simples ou se tornar algo mais complexo.
Ler o seu cliente ajuda a identificar como ele se porta durante a abordagem do vendedor. Ele está prestando atenção? Se encontra com dúvidas? Não se sente confortável com a proposta oferecida?
Dê soluções para seu cliente
Nem sempre o cliente sabe o que procura, mas nós devemos estar atentos e prever suas necessidades, que muitas vezes não é um incômodo recorrente no presente momento. Seu cliente necessita ser compreendido e guiado – e a equipe deve promover a solução do problema antes do produto. Dessa forma, você não está interessado só em vender algo, mas também em trazer soluções para o que ele precisa.
Quando o cliente entender qual a solução, será o momento ideal para a venda do produto.
Apresente benefícios
Não é necessário apenas falar muito sobre os benefícios, uma dica de ouro: encaixe os benefícios condizentes com a necessidade do cliente.
Simplifique, entenda o problema do consumidor e promova os benefícios que são a resposta que ele precisa.
Flexibilidade para lidar com a situação
Uma boa equipe de vendas deve ter flexibilidade para moldar a situação conforme o comportamento do cliente.Qualquer dúvida ou receio deve ser contornada para um ponto positivo do produto oferecido.
Identifique objeções pertinentes
Reconhecer uma objeção quando a recebemos, é um parâmetro para uma mudança estratégica para aquela persona – e não um embate para forçar a venda
No ato da venda mostre casos onde seu produto obteve sucesso, de forma a criar confiança. Cabe aqui a sinceridade ao trazer as desvantagens em comparação com a concorrência, mas realçando as vantagens que possui quanto a eles.
Demonstre para o cliente que a equipe está do seu lado.
Essas são algumas técnicas para você alavancar as vendas na sua empresa através do desenvolvimento da sua equipe de vendas, continue acompanhando nosso blog e receba dicas que farão a diferença.