O comércio eletrônico se transformou em uma maneira de vender os produtos a um custo relativamente barato. Ultimamente muitas empresas optaram por criar a sua loja online, além da loja física. Tudo pela necessidade de estar no meio digital e pela facilidade proporcionada aos consumidores.
Entretanto, com a evolução da tecnologia, algumas empresas estão criando apenas a loja online. Nesse caso, costumam usar uma plataforma de comércio eletrônico e um sistema ERP como dois componentes separados, dificultando o gerenciamento da empresa.
Uma dica é ter um sistema ERP integrado ao e-commerce. Assim, é possível gerenciar as vendas online, juntamente do gerenciamento interno eficiente dos negócios.
Benefícios que a integração pode trazer para o seu e-commerce!
Otimização da funcionalidade:
A integração de um software ERP permite fazer uma gestão mais precisa do estoque, podendo enxergar a disponibilidade praticamente em tempo real. Contribui para a redução de custo das operações e otimiza a experiência do cliente com a sua loja, elevando sua satisfação.
Controle do negócio:
Permite aos empreendedores gerenciarem tudo em um único local. Para isso, portanto, basta ter acesso à internet.
Se também houver uma loja física, é possível ter uma visão de todas as suas vendas, ajustando assim as estratégias do negócio.
Produtividade e economia de tempo:
O software ERP integrado simplifica vários processos de negócios e reduz o envolvimento de recursos humanos nos processos.
Todos os pedidos de vendas são automaticamente integrados ao sistema ERP. Além disso, qualquer pessoa com acesso ao ERP pode acompanhar instantaneamente o pedido e iniciar o processamento.
Emissão de relatórios financeiros:
Um aplicativo de comércio eletrônico pode gerar facilmente relatórios financeiros de contas a receber das vendas realizadas. A gestão financeira propriamente dita, entretanto, pode ser melhor gerenciada com um ERP. Ele classifica as despesas e cruza com as disponibilidades de receitas, provendo um fluxo de caixa mais otimizado para a empresa.
Cliente satisfeito:
É muito fácil elevar o nível de satisfação do cliente ao fornecer informações atualizadas e em tempo real sobre o produto.