Funcionalidades básicas de um sistema ERP

Para entender melhor vamos relembrar processos que são essenciais para que um negócio funcione. Incluindo gerenciamento de inventário e pedidos, contabilidade, CRM entre outros.

Em seu nível mais básico, o sistema ERP integra essas várias funções em um sistema completo para agilizar processos e informações em toda a organização.

Vamos listar aqui algumas funcionalidades básicas de um sistema ERP:

  • Geração de notas fiscais e NF-e;
  • Emissão automática de boletos bancários;
  • Controle de estoque;
  • Contas a pagar e receber;
  • Emissão de relatórios;

A principal característica de todos os sistemas ERP é um banco de dados compartilhado que suporta várias funções usadas por diferentes unidades de negócios. Efetivamente, isso quer dizer que funcionários em diferentes divisões – por exemplo, vendas e financeiro – podem confiar na mesma informação para suas primordialidades.

Opções para grandes e pequenas empresas

O sistema ERP é um tipo de aplicativo ou software corporativo, no qual o software foi projetado para ser usado por grandes empresas e por vezes exige equipes dedicadas para personalizar e estudar os dados e lidar com atualizações e implantação. Contudo, não é a realidade de 100% do mercado. Há soluções para a pequena e média empresa. Assim, as necessidades do pequeno negócio nem sempre são atendidos por soluções voltadas para os grandes negócios.

Como declaramos anteriormente, as aplicações de ERP de pequenas empresas são soluções de software de gerenciamento de negócios leves, muitas vezes personalizadas para uma indústria de negócios específica ou vertical.

Saiba mais a respeito entrando em contato conosco!

 

Related Posts

Fazer um comentário