Com a intenção de evitar riscos de perdas e prejuízos, toda empresa precisa de organização e controle, somos cientes de que cada setor exige alguns cuidados para operar com eficiência.
Com a revolução tecnológica, a automação dos processos, facilita a realização de diversas tarefas;
O setor que mais deve se destacar em questão de organização é o estoque. Quando existe um controle bem feito do que entra e sai, com dados atualizados diariamente, é muito mais fácil manter um atendimento de qualidade para evitarmos possíveis prejuízos. Afinal, se houver alguma deficiência ou excesso de produtos, o risco de prejuízo é grande.
No intuito de manter o controle de estoque de maneira eficiente, empresários encontraram a solução nos softwares ERP, que automatizam as informações, atualizam relatórios, facilitando assim a visualização de produtos e de vendas. De forma que se torna mais possível gerar resultados e evitar problemas.
QUANTIDADE DE PRODUTOS
Um estoque eficiente, é basicamente um estoque onde você sabe exatamente quais são os produtos disponíveis, o que está sobrando e o que está faltando. Com essas informações é possível entender a demanda atual e as necessidades de comprar determinados produtos.
Devido a isso, a automatização é tão eficaz. Ela permite saber o quanto há em estoque para não comprometer o atendimento, fazendo o cliente buscar o produto na concorrência.
BOM USO DOS RELATORIOS
A maior vantagem em ter um controle de estoque automatizado é ter os dados centralizados, e fácil acesso, o que auxilia muito na tomada de decisões. O software organiza as informações dentro do banco de dados, e, ao cruzá-las, consegue gerar indicadores que podem ditar melhorias na relação entre a oferta e a demanda.
MAIS GANHOS, MENOS PREJUIZOS
Um gestor que tem relatórios com informações de estoque atualizadas, identifica facilmente o que foi vendido, o que não foi, o que faltará no estoque,
e automaticamente isto gera uma ganha em tempo, para que o profissional possa programar a reposição e evitar prejuízos, principalmente quando falamos em produtos que têm grande saída.
ANÁLISE DE INFORMAÇÕES
Com uma análise detalhada em mãos, com informações sobre a movimentação de produtos do estoque, podemos traçar estratégias comerciais eficientes, também as mercadorias que não venderam, podemos estudar as possibilidades de promoções. Portanto o quanto antes obtivermos informações de vendas, evitaremos prejuízos para a empresa
PERFIL DO CONSUMIDOR
Outra forma de análise é possível por meio dos relatórios e também por meio do consumidor. Tendo o controle de estoque automatizado, o gestor identifica a queda ou o aumento da procura de determinado produto, e essas informações podem revelar possíveis mudanças no comportamento do seu cliente. Se você perceber que certo produto, antes muito requisitado, agora não tem mais saída, talvez seja o momento de incluir outros modelos ou apostar em algo diferente.
PROMOÇÕES
Todas as informações disponibilizadas pelo ERP-WS podem ser muito relevantes no momento de programar uma promoção. Quando o gestor percebe que existe uma série de produtos encalhados, pode ser a hora de dar grandes descontos. Desta maneira, seu estoque terá mais espaço para armazenar itens mais importantes, mais novos e que podem interessar ainda mais ao seu consumidor. Além disso, é uma forma de atrair a atenção de novos clientes.