Ter uma gestão empresarial eficiente é o grande objetivo de muitos empresários. Para isso, é comum a procura por ferramentas que auxiliam o correto funcionamento dos negócios, o chamado ERP (Enterprise Resource Planning – Planejamento dos Recursos da Empresa / Sistema de Gestão Empresarial). Além dos benefícios que já listamos em outros textos aqui no nosso blog, fazer a gestão do estoque por meio de sistemas de informática é o caminho para manter a saúde da empresa.
Automatizar os processos do estoque permite que as informações do banco de dados tenha organização e ofereça indicadores para melhor relação entre oferta e demanda. Ajuda a garantir que não haja falta de produtos na empresa ou que não haja excesso do mesmo, afinal, estoque parado é dinheiro parado.
Mas para melhor eficiência na utilização de um sistema ERP para gestão do estoque, é necessário uma análise constante do fluxo de movimentação dos produtos, histórico de vendas, prazo de entrega dos produtos por parte dos fornecedores e a sazonalidade comercial. A ferramenta é o suporte para que todas essas informações se concentrem em um único local.
Veja outros benefícios:
- Redução de perdas e desvios – permite uma conferência constante do estoque.
- Poder de negociação – informações concisas e confiáveis melhora a negociação, seja em termos de valores, prazos para pagamento ou prioridade em entrega.
- Análise individual dos produtos – auxilia na criação de estratégias comerciais para que produtos parados possam ser eliminados através de grandes descontos ou para que produtos com maior margem tenham maior destaque no ponto de venda e, consequentemente obtenham aumento nas vendas.
- Eficiência operacional – as informações circulam entre os setores de forma integrada. Ao dar entrada numa nota fiscal de compra o estoque virtual é automaticamente abastecido e uma conta a pagar é gerada, isso tudo já considerando todas as variáveis como a forma de pagamento e os impostos, enquanto que quando se realiza uma venda o estoque é reduzido e é gerada uma conta a receber.
Como vimos, a necessidade de ter um sistema de gerenciamento de estoque (em almoxarifados, depósitos ou setores de compras), se torna fundamental, já que matérias-primas ou produtos parados representam capital desperdiçado, que poderia ser redirecionado a investimentos. Se você ainda não tem o seu estoque automatizado ou não está satisfeito com alguns controles que possui, entre em contato conosco. Podemos te ajudar a encontrar a melhor solução de controle de estoque, de acordo com as demandas do seu negócio.
Saiba mais sobre as nossas soluções em nosso site: http://www.windsoft.com.br/#/solucoes.