Quem trabalha com vendas sabe muito bem: rapidez no tempo de resposta é fundamental para fechar bons negócios.
O detalhe é que essa velocidade para checar dados, negociar e emitir pedidos exige que os vendedores estejam em contato permanente com gerentes e diretores comerciais. E isso pode ficar ainda mais complexo quando a atuação do time envolve empreitadas externas.
Então saiba: agilidade é o primeiro efeito de um ERP.
Outra questão complicada no dia a dia da equipe de vendas é entender como definir a margem máxima de negociação.
É claro que não tem como os profissionais ligarem para a empresa o tempo todo, solicitando reiteradamente autorizações para concessão de descontos. A boa notícia é que, com um ERP, até esse limite pode ser parametrizado no sistema, evitando vendas abaixo do patamar mínimo exigido pela organização.
Quais são os maiores benefícios de implementar um ERP?
Redução de custos:
Com um ERP para alavancar as vendas, seus representantes comerciais não precisarão mais de catálogos, uma vez que todo o portfólio da empresa estará ao alcance de suas mãos, em seus smartphones. A mobilidade é uma das grandes virtudes dos ERPs modernos.
A gestão das vendas externas pode ser monitorada em tempo real, o que tende a ampliar a produtividade.
Tudo isso resulta em maximização de lucros e redução de custos.
Segurança dos dados:
Não são poucas as empresas que já sofreram em virtude de roubo de dados estratégicos ou das temidas fraudes contábeis.
Não adianta nada ter uma equipe comercial de altíssima performance se a contabilização dos lucros na corporação é feita sem a devida segurança.
Aí entra o ERP, promovendo avanços relevantes na governança e estratégia de compliance da companhia. Com o uso desse tipo de solução empresarial, todas as informações corporativas passam a trafegar digitalmente, registrando os rastros de cada funcionário que usa o sistema quando acessou, em que horário, a partir de qual IP e o que exatamente foi alterado.
Eliminação de ruídos:
Qual será o tamanho da mancha na imagem da empresa se os times de vendas e de estoque não estiverem alinhados?
A simples falta de um sistema integrado forma inúmeras fissuras na organização, impedindo que a empresa consiga alavancar as vendas.
Imagine vender um produto que não está mais disponível no estoque. Esse mal-entendido pode se transformar em uma tragédia para a credibilidade da empresa.
Ganho de previsibilidade:
A centralização dos dados empresariais em um único sistema confere inteligência operacional aos processos.
Assim, as vendas podem gerar baixas automáticas no estoque, os demonstrativos de resultados e fluxos de caixa são atualizados em tempo real, as metas e os indicadores são monitorados durante todo o dia.
Como você pode ver, um sistema ERP funciona como um centro de controle corporativo, que permite a obtenção de prognósticos mais precisos, tornando a empresa bem menos suscetível à imprevisibilidade natural do mercado.
Que funcionalidades do ERP podem alavancar as vendas?
Emissão de notas, boletos e orçamentos:
Ter todos os documentos de interesse da área comercial em um único sistema (que pode inclusive ser acessado a partir de smartphones) contribui para a gestão eficiente dos pedidos e dá mais agilidade ao time.
Um software empresarial completo ainda permite acompanhar as projeções de vendas no mês a partir de gráficos e relatórios gerenciais avançados, favorecendo a definição de estratégias para alavancar as vendas.
Controle de estoques:
Acompanhar os produtos disponíveis no estoque, provendo ao setor todas as estimativas de vendas, garante a elaboração de um planejamento conjunto de insumos e mercadorias, evitando desperdícios e queda no giro dos estoques.