Divisões do sistema ERP

O ERP é dividido em 3 camadas:

  • Camada de apresentação: essa é a camada pelo qual o usuário terá acesso ao sistema, através de formulários e campos que devera preencher. Essa camada fará a comunicação interna com a camada de processamento lógico para efetuar processamentos e retornar para a tela ou salvar no banco de dados (database) do erp.
  • Camada de processamento lógico: Aqui encontraremos os processos empresariais que o ERP pode ter. Receberemos os dados que o usuário informa na camada de apresentação e integra com os módulos do sistema, retornando ao usuário uma resposta do que foi solicitado ou salvando no banco de dados. Toda integridade do sistema fica nessa camada, e sempre que for necessário inserir novas atualizações, processos empresariais, aprimorar o desempenho e a segurança do sistema, basicamente tudo feito nesta etapa. Para tal, é preciso mexer no código fonte do software, fazer uma nova programação e compilar novamente o programa, para que as novas funcionalidades entrem em vigor.
  • Camada de armazenagem: quando o usuário digita as informações na tela, vai para o processamento e posteriormente vem para essa camada, para ser salva em um banco de dados. O que garante que os dados fiquem gravados para ser acessados no futuro. Alguns softwares erp também permitem a exportação de dados do sistema para arquivos de excel, word, pdf, entre outros.

 

Deixe uma resposta