Gestão de Estoques

Visando gestão de estoques em um contexto industrial, nos referimos à gestão de recursos materiais, que ajudam na organização e consequentemente gerará uma receita no futuro.

 

Gestão de estoques é importante?

Empresas que são voltadas para produção de bens dependem muito de um estoque bem organizado, por inúmeras razões, uma empresa com um bom sistema de gerenciamento de estoque só tende a crescer, toda empresa depende da produção e essa não sobrevive sem um gerenciamento de controle de estoques.

Na matéria de hoje citamos algumas razões para ter um bom sistema de gestão de estoques:

Atendimento ao mercado

A procura por produtos e serviços não é a mesma durante todo o ano, um exemplo é o mercado da moda, que tem uma demanda muito sazonal, cada estação exige um tipo diferente de roupas. Um estoque bem planejado, permite que a empresa se adeque as necessidades de seus clientes, e sabemos que a chave para aumentar a receita é o atendimento integral da demanda.

Continuidade

Uma gestão cautelosa permite que a empresa execute operações sem problemas, com continuidade. Uma fábrica de produtos que dependem de matérias-primas , tem que ter um bom estoque de matérias-primas, evitando assim contratempos.

Economia

Um sistema bem administrado, permite o corte de custos, um bom exemplo é quando chegam as épocas de festas, e a empresa espera um aumento na procura de determinados produtos, ela pode adquirir mercadorias em quantidade com antecedência, negociar preços e armazená-las para a temporada, consequentemente a empresa vai atender toda a demanda e quando se compra em quantidade com planejamento conseguimos mais descontos.

Princípios da gestão de estoque

Previsão de vendas

Ser capaz de se organizar e conseguir prever quais bens e produtos vendem mais em determinadas épocas do ano. Toda empresa deve manter um sistema de inventário com base nas vendas, reais e previstas.

Monitoramento:

Um estoque monitorado resulta na exatidão da quantidade em estoque. A empresa deve ter esse controle em qualquer ponto específico no tempo.

Armazém:

Um armazém em boas condições mantém o estoque organizado e evita que haja desperdício, o que só colabora para o aumentos de receitas.

A Gestão de controle de estoques é um desafio para as empresas, mesmo antes que uma empresa comece suas vendas, seu lucro ou prejuízo pode ser atribuído ao gerenciamento de seu estoque.

 

Deixe uma resposta