Saiba os benefícios de implantar um Sistema de Gestão Integrada!

Sempre buscamos maneiras práticas para organizar as informações de nossa empresa, principalmente quando é da sua responsabilidade encontrar soluções para a comunicação e produtividade para todos os setores de um negócio. É provável que você já tenha ouvido falar sobre os Sistemas de Gestão Integrada (SGI). Você sabe como eles podem alavancar suas vendas e facilitar os processos internos da sua empresa?

Primeiro vamos entender o que é um Sistema de Gestão Integrada:

Em resumo, se trata de um software que organiza todas as operações de um negócio, promovendo a comunicação e garantindo que as políticas e demandas internas sejam postas em prática, sejam elas pelo administrativo, compras e vendas e estoque, controle de qualidade, etc. Um sistema de Gestão Integrada é similar a um Enterprise Resource Planning (ERP) ou, traduzido para o português, Planejamento de Recursos Empresariais.

O Sistema de Gestão Integrada busca, primeiramente, um diagnóstico para as principais necessidades que o seu negócio possui. Depois disso é que se começa a implantar uma metodologia específica para promover mudanças – quais ações precisam ser feitas, quais métricas e indicadores precisam ser acompanhados, como o trabalho precisa ser reorganizado, entre outras coisas, para que assim, o sistema consiga impulsionar o crescimento da empresa.

Os benefícios trazidos ao implantar um SGI são inúmeros, vamos conferir alguns:

Mais qualidade de informação.

Se todos os departamentos e áreas da sua empresa estão inserindo e atualizando informações sobre a rotina dentro do software, consequentemente, qualquer pessoa da empresa terá um melhor conhecimento geral sobre o que é feito internamente.

Dessa maneira, um funcionário de vendas terá muita facilidade em saber como está o estoque de determinado produto por exemplo. Com todas as informações necessárias sobre o que acontece dentro da empresa, as pessoas poderão trabalhar com mais segurança e atingir objetivos com maior facilidade.

Padronização dos processos.

É preciso que seja feito um treinamento com todos os colaboradores para que utilizem o máximo de funcionalidades que o sistema oferece, para que assim o sistema de gestão possa ser implantado de maneira eficaz. Atualizar o status de vendas, processo ou projeto da empresa no software, acompanhar dashboards, analisar índices relevantes ao trabalho: tudo isso faz com que a empresa mantenha o software atualizado e padronizado. Isso significa um maior controle e produtividade do negócio.

Controle de estoque.

O estoque é sempre uma área impactante no negócio. Muitos controles podem ficar desalinhados, e a falta de organização leva à perda de produtos e insumos e a empresa acaba no prejuízo.

Talvez você não saiba que, ao automatizar seu controle de estoque com a ajuda de um SGI, além de conseguir eliminar esse tipo de gargalo prático, mas também planejar melhor suas demandas, reduzindo a quantidade de produtos em estoque e fazendo-o girar mais rapidamente.

Isso acarreta em uma disposição menor de infraestrutura para o estoque, com pagamentos aos fornecedores igualmente menores, porém, mais frequentes, tudo por meio de um controle de fluxo de caixa mais eficiente, baseado nas necessidades que a empresa realmente tem.

Otimização do processo de decisão.

Se há mais informação, se os protocolos são padronizados para toda a empresa e se um setor trabalho em prol do outro, existe, então, um melhor processo de decisões dentro da empresa. Por fim, existe uma implantação de um Sistema de Gestão Integrado que não só monitora, mas apresenta as informações essenciais para uma tomada de decisão mais rápida e assertiva, alavancando os resultados finais. Isso significa um maior controle da qualidade do trabalho, mais tempo para os funcionários desenvolverem outras atividades e uma maior agilidade para que a empresa possa crescer e se tornar resistente em um mercado tão competitivo.

Deixe uma resposta