A importância da Integração ERP & E-Commerce para suas vendas

 

Essa integração entre a plataforma de e-commerce a um ERP, reduz o tempo de execução dos processos internos da loja, consequentemente, otimizando o tempo e interferindo diretamente no desempenho da empresa perante o consumidor. A integração pode ser pensada para dois modelos de negócio, lojas físicas que já adotam esse sistema internamente e desejam integrá-lo à loja virtual e lojas que operam apenas online. É necessário contar com uma plataforma de e-commerce que aceite a integração!

Essa troca de informações ocorre em dois sentidos, podendo se dar com o envio das informações do ERP para a plataforma ou, em sentido contrário. Tal relação simbiótica oportuniza um aumento na eficiência operacional para o e-commerce, melhorando a capacidade de atendimento aos consumidoers e tornando os processos internos mais fáceis de serem concretizados.

A integração melhora a gestão

Lidar com duas ferramentas diferentes, um sistema de gestão empresarial e uma plataforma e-commerce sem qualquer conexão exige um trabalho dobrado. Mas, por outro lado, se você possibilita a integração entre ERP e e-commerce, liquida todo o trabalho manual do processo, facilitando, assim, o fluxo de informações entre as áreas do negócio. Com as informações sendo distribuídas de forma automática, deixa-se de correr riscos em relação a erros de lançamento e falhas humanas.

A integração traz também mais agilidade na hora de analisar os resultados do negócio, podendo assim, tomar quaisquer decisões com mais propriedade.

A automatização traz produtividade

Um dos maiores benefícios é o aumento de produtividade da equipe de trabalho, que deixa de realizar atividades repetitivas e demoradas por conta da automatização das tarefas, através da tecnologia desenvolvida pela integração entre a plataforma e o sistema de gestão.

O processamento das informações (desde o pedido até a entrega do produto) é realizado quase que instantaneamente, garantindo a atualização dos sistemas e fornecendo ao consumidor informações em tempo real sobre o status da compra, tornando mais fácil a solução de quaisquer problemas que venham a ocorrer nos estágios desse processo, para que não afete a satisfação do cliente.

A ferramenta economiza recursos

A operação de um e-commerce é muito complexa e cheia de detalhes e por isso, muitas vezes, gera um custo alto para o empreendedor. Mas com o ERP integrado à sua plataforma, esse custo pode ser reduzido pela otimização dos processos e o aumento de eficiência conquistada com essa tecnologia.

Uma grande economia é feita, pois, a maioria dos processos passa a ocorrer de forma automática, dispensando a necessidade de uma equipe grande. E também, podemos dispensar a aquisição e uso de vários materiais corriqueiros e simples, porém que sobem o orçamento, como papel e toner, por exemplo.

Mais organização e fidelização dos clientes.

A integração feita traz a padronização dos processos com mais facilidade, tornando mais prática a organização pela equipe. Como no ERP os processos ocorrem sempre da mesma forma, os colaboradores se habituam a realizar as atividades de acordo com essas melhores práticas, eliminando os vícios previamente adquiridos.

Além de os relatórios gerenciais, que também passam a ser padronizados, fornecem dados de alta qualidade para que a administração consiga tomar suas decisões estratégicas com muito mais segurança.

Utilizando as informações coletadas a partir da plataforma de e-commerce, pode-se criar um banco de dados sobre seu público-alvo e utilizar tal conhecimento no desenvolvimento de estratégias de marketing mais assertivas. Assim, a fidelização dos clientes atuais dá um grande salto, além da possibilidade de atrair novos consumidores. E se o ERP contar com um módulo de automação de marketing, fica ainda mais fácil manter um relacionamente próximo com os clientes, seja enviando newsletter, informativos, promoções ou conteúdos diversos.

Agora que você já sabe todos os benefícios que essa integração pode te trazer, está na hora otimizar seus processos e dar um UP na sua empresa. Venha fazer uma experiência conosco!

Deixe uma resposta